Capitão Phillips


O último filme que vi foi o "Capitão Phillips" de Paul Greengrass, que tem como actor principal Tom Hanks, no papel de Richard Philips. Este filme é baseado no livro autobiográfico que o verdadeiro Richard Phillips escreveu com Stephan Talty: "A Captain Duty: Somali Pirates, Navy SEALs, and Dangerous Days at Sea", publicado em 2010. Nomeado para seis Óscares, esta longa-metragem pretende retratar o assalto ao navio, US MV MAERSK ALABAMA, por piratas da Somália, em 2009.

Adorei a forma como Tom Hanks ( Capitão Phillips ) encarnou a personagem, gerou tensão, medo e força de vontade em zelar pela sua tripulação. Já o estreante, Barkhad Abdi (Muse - "Capitão dos Piratas" , nomeado para Melhor Actor Secundário, apresenta uma personagem que alia pobreza e fragilidade nas suas ações. Aliás, em quase todo o filme a acção e os sentimentos passam-se pelos olhos destas duas personagens, que se fixam várias vezes e trocam frases que levam com que o espectador viva o momento.

O melhor momento do filme para mim, passa-se quando existe um diálogo entre estes dois líderes. Em que o Capitão Phillips (Tom Hanks) pergunta: "O que fazes?" e Muse ( Barkhad Abdi ) responde: " Sou pescador." e Phillips diz: " Pescadores não sequestram pessoas." e Muse finaliza respondendo: "Talvez na américa.". Acho que só este pequeno diálogo diz muito sobre o filme, em que o realizador tenta mesmo transparecer as diferenças sociais, culturais, económicas,etc. 



Posso afirmar que desde que o filme começou até ao fim, não tirei os olhos e entusiasmei-me em certos momentos. Acho que a narrativa cumpriu o seu objectivo de prender o espectador à acção e ao desenrolar da história. E não sei se são como eu, mas sempre que vejo filmes baseados em histórias verídicas, a minha expectativa torna-se elevada e neste filme, foi superada. Se ainda não viram o filme, aconselho. 

Classificação IMDb: 8/10
Classificação BH: 8/10

Beijo, 

4 comentários:

  1. não conhecia, mas agora fiquei curiiosa :)
    beijinhoos*
    http://thisisbeautydream.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Já o vi, e como tu fiquei com uma expectativa (devido ao facto de ser baseado em histórias verídicas) que foi superada. Um filme fantástico, sem dúvida!

    Beijinhos <3

    ResponderEliminar
  3. Também já vi, e gostei imenso!! :)
    beijinhos *

    ResponderEliminar
  4. Ainda não vi este filme, mas estou bastante curioso. Parece ser daqueles que vou adorar, nos próximos dias irei vê-lo :)

    http://ummarderecordacoes.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar