Como organizo o meu Evernote

Depois do artigo O que é o Evernote e como funciona? recebi alguns comentários e mensagens, com curiosidade sobre a plataforma. Por isso, decidi fazer alguns artigos relacionados com isso. Digo já que não sou uma especialista na plataforma, apenas li muito e comecei a explorar mais devido aos conselhos de Thais Godinho, blogger do Vida Organizada, que aconselho uma super visita para saberem mais. De momento, até estou a ler o livro dela que me foi enviado pela Castor de Papel, quando o acabar irei também possivelmente fazer uma review.


Nada melhor do que explicar qualquer plataforma, do que mostrar na realidade. Então para o artigo de hoje, decidi compartilhar com vocês como faço a minha organização no Evernote. Claro que como já referi aqui, cada pessoa tem a sua organização. O que resulta comigo, pode não resultar para vocês. Até porque, temos prioridades, objetivos e até mesmo, situações diferentes diariamente.

Sempre que ligo o computador, abro também logo o Evernote. Normalmente, esteja no trabalho ou em casa, tenho sempre a plataforma aberta caso queira apontar alguma coisa ou apenas guardar alguma imagem importante. Como poderão verificar embaixo, eu ainda não tenho muitas notas porque fiz uma limpeza no início do ano, por isso, também se torna mais fácil de explicar.


BLOCOS DE NOTAS:

{CAIXA DE ENTRADA}: Neste bloco de notas é onde armazeno todas as notas, sendo elas imagens, tabelas, links, enfim tudo que vou encontrando e que quero de certa forma, voltar a ler ou simplesmente guardar. Todos os arquivos passam primeiro por este bloco de notas.

{ARQUIVO}: Depois de identificar e etiquetar cada nota, consoante o assunto ou tópico, envio as notas para este bloco de notas. Assim mantenho-as sempre guardadas.

ETIQUETAS:
Normalmente, divido as etiquetas por categorias. Como por exemplo, os que podemos verificar em cima. Neste momento, tenho sete  categorias principais e dentro de algumas tenho subcategorias. 

{BLOGUE}: Aqui guardo tudo referente ao blogue. Tenho uma subcategoria que é o Banco de Ideias e vou armazenando algumas ideias que vou tendo, assim tenho sempre algumas ideias guardadas para quando falta aquela inspiração momentânea. Gosto muito de utilizar também o Evernote Web Clipper e que poderei mais tarde falar um pouco mais sobre ele. Basicamente, é uma ferramenta que podemos instalar no nosso browser e que guarda links, artigos, pedaços de texto, entre outros itens, diretamente para o Evernote. 

{CASA}: Gosto de manter esta etiqueta mais organizada, aqui costumo guardar listas para ir às compras, receitas, menus, dicas para o apartamento, contas para pagar ou já pagas, enfim. Tudo o que se refere à lida doméstica.

{GERAL}: Normalmente, aqui é onde guardo livros, séries e filmes que quero ler. Algumas wishlists de artigos que quero mais tarde adquirir ou que preciso.

{PESSOAL}: Costumo guardar nesta categoria, alguns documentos pessoais, do banco, coisas relacionadas mais com a minha gestão pessoal financeira. 

{PROJETOS}: Confesso que esta é a única categoria que se encontra de momento vazia. Porquê? Porque ainda tenho que processar e identificar alguns dos projetos que tenho em mente. Mas, já criei para depois organizar as coisas referentes aos projetos. Como por exemplos, viagens e rotas, mudar algum hábito, entre outros.

{QUOTIDIANO}: Nesta etiqueta costumo guardar os lembretes, das coisas que preciso fazer e ainda não fiz. Ou de alguma saída, reunião, etc. Funciona um pouco como agenda. 

{TRABALHO}: Esta foi a última das etiquetas a ser criada, mas tem sido a etiqueta com mais notas. Sem dúvida, ando tão empenhada no meu trabalho que tenho visto e pesquisado muito sobre o mercado, o que fazem, as marcas, etc. Como já referi não posso mencionar para já, no que é mas mais para a frente irei com certeza falar sobre isso. 

Para já é assim que tenho organizado o meu Evernote. O que acharam? Fico à espera dos vossos comentários e sugestões, se tiverem alguma dúvida, podem colocar que irei tentar responder com a maior brevidade possível.

1 comentário:

  1. Este post é nice, que eu começei relativamente à uns dias a usar o Evernote eheh, mas parece muito fixe daí ter instalado :P

    Beijinhos

    http://wordsofsophie.blogspot.pt/

    ResponderEliminar