7 Rituais matinais que mudam a sua vida

créditos de imagem: pixabay

Adiar o despertador vezes sem conta, levantar-se quase na hora de se pôr a caminho para o trabalho ou para a escola, tomar o pequeno-almoço à pressa e correr até à paragem de autocarro. Chega! Vamos parar com estes maus hábitos que nos fazem mal.

Os nossos rituais matinais devem ser saudáveis e marcar o compasso do resto do dia. Aqueles minutos em que respiramos fundo e planeamos o nosso dia de trabalho são definidores. Eles devem ser a nossa motivação para nos levantarmos e aproveitarmos a paz matinal e o tempo que temos para nós – mesmo que seja apenas meia hora. Confira abaixo os 7 rituais matinais que inauguram um dia ativo da melhor forma.   


- Espreguiçar-se e fazer alongamentos
Espreguiça-se todos os dias ao acordar? Ao fazê-lo está a libertar a tensão muscular e dessa forma a relaxar os músculos, a preservar a sua flexibilidade, a prevenir dores de cabeça, a libertar serotonina e a ativar a memória. Precisa de mais razões?

- Acordar cedo
Dormir as horas certas é uma regra que deve anteceder este ritual. É essencial dormir as horas que precisa, mas tente acordar a uma hora que lhe dê tempo suficiente para relaxar e preparar-se para o dia.

- Hidratar o corpo
Ainda antes de abrir os olhos completamente, beba água. Não se esqueça deste passo –
lembre-se que passou as últimas 7 ou 8 horas sem hidratar o corpo. Reestabeleça os níveis de hidratação com uma chávena de chá ou um copo de água morna com limão.

- Começar o dia perto da natureza
Seja para correr, andar de bicicleta, meditar ou simplesmente andar um pouco antes de começar o seu dia de trabalho, a natureza é uma ótima fonte de energia e motivação. Se vive numa cidade muito agitada, tente encontrar um espaço interior relaxado para respirar fundo antes de enfrentar a azáfama lá fora.

- Organizar o espaço à sua volta
Casa organizada, mente arrumada. Se viver sozinha/o é mais fácil concluir esta tarefa, mas para famílias mais numerosas, o truque é incluir todos nesta missão. Fazer a cama, levantar e lavar a loiça do pequeno-almoço. Se tiver máquina de lavar loiça melhor – não só facilita a sua tarefa, como é parte do segredo de como poupar água e energia lá em casa.

- Ter tempo para si
Parece básico, mas é na verdade um ritual matinal decisivo. Seja na sua caminhada, durante o pequeno-almoço, use este tempo para relaxar, escrever, ouvir música, planear o seu dia ou começar um projeto novo. As manhãs podem ser alturas do dia altamente criativas produtivas, se exercitar essa produtividade.

- Tomar um bom pequeno-almoço
Saltar o pequeno-almoço é meio caminho andado para começar o dia sem energia e com mau humor. Um pequeno-almoço completo, equilibrado e saudável ajuda a enfrentar o dia de trabalho, reestabelece os níveis energéticos, aumenta a concentração e torna as manhãs mais agradáveis, especialmente se escolher uma destas sugestões.

Quais são os vossos rituais matinais?
 

1 comentário: