O que é um Bullet Journal

 créditos de imagem: google imagens

Há duas semanas numa conversa com a minha madrinha, onde me "lamentava" pela falta de tempo e organização de todos os trabalhos e projectos que tenho a decorrer na minha vida, surgiu o nosso gosto em comum pelo tema organização e pelo facto de gostarmos muito de seguir o blog Vida Organizada da Thais Godinho, que para quem não conhece aconselho muito a visitar. Ela aborda temas muito apelativos e divulga alguns dos métodos de organização que ela utiliza ou até que às vezes apenas experimenta. Além do blog, ela também já lançou alguns livros sobre o tema.

A verdade é que eu já tentei implementar vários métodos de organização e nunca nenhum foi de encontro com as minhas necessidades reais. O que me levava a desistir passado algum tempo. 
Contudo e em conversa com a minha madrinha, ela sugeriu-me utilizar o Bullet Journal (BuJo)
Cliquem para ler mais sobre o tema. 



O que é um Bullet Journal - BuJo

Criado pelo autor Ryder Carrol, designer e produtor digital, residente em NY. O Bullet Journal é um caderno em que utilizamos o que o autor chama de Rapid Logging, ou seja, a anotação rápida de Tasks (tarefas) profissionais e/ou pessoais. É adaptável às necessidades de cada um e os princípios de uso do mesmo, fazem com que possamos rever, planear e organizar de uma forma simples e objectiva, de modo a não perder nenhuma oportunidade ou ideia.  Os métodos tradicionais como a agenda, limitam-nos espaço e não nos permitem uma liberdade na escrita e organização das tarefas que temos a realizar.

créditos de imagem: google imagens
Depois de muito ler, pesquisar e ver outras experiências sobre o método, decidi assim começar a implementar o método na minha vida. Mais precisamente no dia 25 de Outubro de 2016 e apesar de ainda ser cedo para obter um feedback, porque ainda o estou a explorar, para já de todos os métodos que implementei é o que se tem aguentado mais tempo e que tem resultado muito bem na minha vida. Sem dúvida que além de nos organizar, é ao mesmo tempo relaxante e tranquilizante saber que tenho toda a informação ali e que não me vou esquecer de nada. 
Outro exercício gratificante é ao final de cada tarefa realizada, riscá-la. (Conhecem essa sensação? Para quem adora listas sabe do que estou a falar, não é? Sensação de dever cumprido.)

Como será um exercício diário, vou tentar escrever mais sobre o BuJo e como podem implementar. Há tanta coisa a falar sobre este método, que até vai ser engraçado partilhar com vocês. 

Já conheciam o Bullet Journal? Já usam? Contem-me a vossa experiência!!

1 comentário:

  1. Olá Adriana, não conhecia o teu blog, mas estou a adorar e já sou a tua mais recente seguidora. Por acaso já conhecia a ideia de que falas neste post, mas não por este nome. Sou uma pessoa bastante organizada, mas para quem tem dificuldades nisso esta é uma ótima opção para poupar tempo.
    Beijinhos,
    Love is the new black

    ResponderEliminar